Igreja da Inglaterra apoia bênçãos para casamento gay em ‘cultos experimentais’

  • 16/11/2023
Igreja da Inglaterra apoia bênçãos para casamento gay em ‘cultos experimentais’
Igreja da Inglaterra apoia bênçãos para casamento gay em ‘cultos experimentais’ (Foto: Reprodução)

A Igreja da Inglaterra diz que fará cultos experimentais para “abençoar” casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

A decisão do Sínodo Geral, seu órgão governante, é avançar com a introdução de “bênçãos especiais” para casais gays.

A votação favorável à implementação desse teste, que ocorreu na quarta-feira (15), se deu após nove horas de debate sobre as responsabilidades pastorais da Igreja em relação aos membros da comunidade LGBTQ+.

A aprovação no órgão governante da Igreja da Inglaterra foi por maioria de apenas 1 voto. No entanto, destacando profundas divisões sobre o assunto, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, revelou que se absteve da votação.

“Me abstive.. porque a minha responsabilidade pastoral se estende a todos na Igreja da Inglaterra e na Comunhão Anglicana global”, disse ele num comunicado publicado nesta quinta-feira (16).

Conselho de ética não autoriza casamento gay

O Conselho de Ética (CoE), central para toda a Comunhão Anglicana, composta por 85 milhões de fiéis em 165 países, não autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mantendo sua doutrina de que o casamento é uma união entre um homem e uma mulher.

Apesar disso, a Igreja diz buscar métodos que promovam uma maior inclusão e acolhimento das pessoas da comunidade LGBTQ+, informou a Reuters.

Segundo a agência de notícias, os bispos anglicanos ainda têm de dar autorização final às orações nesses cultos especiais, que são propostas e não uma política eclesial definitiva e estabelecida.

(Foto: Reprodução)
Bênçãos para casamento gay na Igreja da Inglaterra é aprovada por pequena maioria. (Captura e tela/YouTube/The Church of England)

Divisão

A alteração foi aprovada por uma maioria de apenas um voto. O respaldo às orações para casais gays provém principalmente da liderança da Igreja da Inglaterra.

Na terça-feira, o arcebispo de York, Stephen Cottrell, comunicou ao Sínodo que a questão parecia dividir a Igreja "ao ponto de ruptura". No entanto, ele ressaltou que "não deveria haver espaço para a homofobia na Igreja".

Os oponentes da emenda expressam receios de que, caso os cultos religiosos experimentais avancem, "não haverá retorno".

Eles também advogam por mais pesquisas sobre relações homossexuais. "Como é comum com todas as doutrinas, a questão do casamento envolve questões práticas. No entanto, vai além disso”, declaram.

“A forma como utilizamos nossos corpos é significativa, pois eles são considerados templos do Espírito Santo. Isso não se resume apenas à devoção, mas também envolve um raciocínio mais profundo. O uso dessas orações deveria ser mais claramente definido."

Em abril, um grupo conservador de líderes da Igreja Anglicana em Uganda, Ruanda, Brasil e outros países expressou publicamente a perda de confiança no arcebispo Welby, devido à sua postura em relação às uniões entre pessoas do mesmo sexo.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/igreja-da-inglaterra-apoia-bencaos-para-casamento-gay-em-cultos-experimentais.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Para pedir Louvores - Oração ou Informação entre em contato conosco Cardosocatarina84@Gmail.com

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes